Estudos de recepção: estado da questão e os desafios pela frente
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i1.2207Palavras-chave:
Teorias da recepção. Estado da arte. Comunicação. Metodologia. Revisão de literatura.Resumo
As pesquisas definidas como estado da arte ou da questão, entre as várias nomenclaturas utilizadas, não constituem, aparentemente, uma preocupação efetiva entre os pesquisadores da Comunicação. A partir de um entendimento de que esta tarefa é não apenas necessária como também urgente, a pesquisa aqui relatada se debruça sobre a produção acadêmica stricto sensu desenvolvida nas duas últimas décadas dentro dos estudos de recepção. Foram analisadas as teses e dissertações produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação no intervalo de 1990 a 2009 com vistas a mapear o cenário teórico metodológico adotado pelos pesquisadores que se dedicaram a compreender esse fenômeno complexo das relações entre “meios e audiências”. Os resultados apontam para um ainda lento crescimento desses estudos e vários desafios teóricos para o enfrentamento da problemática.Downloads
Publicado
14-05-2015
Como Citar
SCHMITZ, D.; SILVA, L. A. P.; PIENIZ, M.; JOHN, V. Estudos de recepção: estado da questão e os desafios pela frente. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 1, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i1.2207. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2207. Acesso em: 30 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.