Dos objetos da Comunicação à comunicabilidade sensível: experiência estética e epistemologia da Comunicação

Autores

  • Benjamim Picado Universidade Federal Fluminense, Departamento de Estudos Culturais e Mídia, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, curso de Estudos de Mídia. Niterói - RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i1.2209

Palavras-chave:

Estética. Comunicação. Sensibilidade.

Resumo

O texto examina as ideias que dão núcleo a uma discursividade estética, nas pesquisas em Comunicação: partindo da identificação entre estética e uma axiologia dos juízos sobre produtos da cultura mediática, as teorias da Comunicação vincularam o núcleo estético dos fenômenos do campo ao seu caráter de “artisticidade”. Em vista de uma suposta “virada estética” em  ramos mais recentes das teorias da Comunicação, propões-se aqui demarcar os novos significados do “estético”, em sua assimilação à dimensão afetiva e sensorial da sociabilidade, com os corolários de uma comunicabilidade da experiência sensível, na formulação de Herman Parret e Jean-François Lyotard.

Biografia do Autor

Benjamim Picado, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Estudos Culturais e Mídia, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, curso de Estudos de Mídia. Niterói - RJ, Brasil

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e coordena as atividades do Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia e das Narrativas Visuais e Gráficas (GRAFO-NAVI). Professor do curso de Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, no Departamento de Estudos Culturais e Mídia  da Universidade Federal Fluminense. Dedica-se ao universo  estético e discursivo dos materiais visuais na cultura mediática (com ênfase sobre o fotojornalismo, o humor visual e as narrativas gráficas), com extensa produção em periódicos e coletâneas, no Brasil e no exterior. É autor de O Olho  Suspenso do Novecento: plasticidade e discursividade visual no fotojornalismo moderno (Azougue, 2014) e organizador da coletânea Experiência Estética e Performance (EDUFBa, 2014), juntamente com Carlos Magno Mendonça e Jorge Cardoso
Filho.

Publicado

14-05-2015

Como Citar

PICADO, B. Dos objetos da Comunicação à comunicabilidade sensível: experiência estética e epistemologia da Comunicação. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 1, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i1.2209. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2209. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos