Alfa-Omega: o pensamento crítico em livro

Autores

  • Sandra Reimão Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. São Paulo - SP, Brasil
  • Flamarion Maués Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. São Paulo - SP, Brasil
  • João Elias Nery Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. São Paulo - SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i1.2210

Palavras-chave:

Editora Alfa-Omega. Fernando e Claudete Mangarielo. Edição. Livros.

Resumo

Este artigo apresenta a síntese de uma pesquisa que, por meio de fontes
bibliográficas, análise documental e entrevistas, buscou traçar a história  da Editora Alfa-Omega e compreender seu espaço e sua especificidade na complexa indústria do livro no Brasil. Fundada em São Paulo, em 1973, por Fernando e Claudete Mangarielo, a editora Alfa-Omega vem desde então “publicando o pensamento crítico brasileiro”. Em seus quatro primeiros anos de atividade, de 1973 a 1976, a editora publicou 44 títulos, sendo 16 deles livros de autoria de docentes da USP, época em que o meio universitário era um importante setor de oposição ao regime. A Editora, atualmente (2014), conta com mais de 200 títulos em catálogo. Nos últimos 14 anos, a Alfa-Omega, que na década de 1990 conheceu um grande rebaixamento de vendas, investe fortemente na internet e nos recursos digitais como ferramentas de produção e comercialização de  livros. A editora mantém inalterados os princípios de sua linha editorial há mais de 40 anos. Conclui-se observando a dificuldade de manutenção de editoras de porte médio segmentadas no campo político da esquerda e a importância dessas editoras na promoção e manutenção da  bibliodiversidade.

Biografia do Autor

Sandra Reimão, Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. São Paulo - SP, Brasil

Professora Livre Docente da Universidade de São Paulo (USP) na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e no Programa de Pós Graduação em Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (PPGCOM-ECA) e pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Graduada em Filosofia pela USP. Mestre e Doutora em Comunicação pela Pontifícia  Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estágios  pós-doutorais na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS). Publicou, entre outros, os livros: Mercado Editorial Brasileiro (Com-Arte / FAPESP, 1996), Livros e  televisão - correlações (ATELIE, 2004) e Repressão e  resistência - censura a livros na ditadura militar (EDUSP/FAPESP, 2011).

Flamarion Maués, Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. São Paulo - SP, Brasil

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo/USP (2013) e mestre em História Econômica pela mesma Universidade (2006). Foi coordenador editorial da Fundação Perseu Abramo (1997-2008). Áreas de interesse: História editorial do Brasil e de Portugal, História contemporânea com ênfase nos temas: história do livro e da edição política no  Brasil e em Portugal nos períodos de transição política (anos 1970-80). Bolsista de pósdoutorado da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

João Elias Nery, Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. São Paulo - SP, Brasil

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorando na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é docente e coordenador do curso de Relações Públicas da Faculdade Paulus de  Tecnologia e Comunicação (Fapcom) e professor titular da Faculdade Integral Cantareira.

Publicado

14-05-2015

Como Citar

REIMÃO, S.; MAUÉS, F.; NERY, J. E. Alfa-Omega: o pensamento crítico em livro. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 1, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i1.2210. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2210. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos