Alfa-Omega: o pensamento crítico em livro
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i1.2210Palavras-chave:
Editora Alfa-Omega. Fernando e Claudete Mangarielo. Edição. Livros.Resumo
Este artigo apresenta a síntese de uma pesquisa que, por meio de fontesbibliográficas, análise documental e entrevistas, buscou traçar a história da Editora Alfa-Omega e compreender seu espaço e sua especificidade na complexa indústria do livro no Brasil. Fundada em São Paulo, em 1973, por Fernando e Claudete Mangarielo, a editora Alfa-Omega vem desde então “publicando o pensamento crítico brasileiro”. Em seus quatro primeiros anos de atividade, de 1973 a 1976, a editora publicou 44 títulos, sendo 16 deles livros de autoria de docentes da USP, época em que o meio universitário era um importante setor de oposição ao regime. A Editora, atualmente (2014), conta com mais de 200 títulos em catálogo. Nos últimos 14 anos, a Alfa-Omega, que na década de 1990 conheceu um grande rebaixamento de vendas, investe fortemente na internet e nos recursos digitais como ferramentas de produção e comercialização de livros. A editora mantém inalterados os princípios de sua linha editorial há mais de 40 anos. Conclui-se observando a dificuldade de manutenção de editoras de porte médio segmentadas no campo político da esquerda e a importância dessas editoras na promoção e manutenção da bibliodiversidade.
Downloads
Publicado
14-05-2015
Como Citar
REIMÃO, S.; MAUÉS, F.; NERY, J. E. Alfa-Omega: o pensamento crítico em livro. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 1, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i1.2210. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2210. Acesso em: 30 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.