Mediações no YouTube e o caso "˜Ocupação do Complexo do Alemão': características e dinâmica de uso
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i1.2213Palavras-chave:
YouTube. Cibercultura. Vídeos online. Internet. Cultura digital.Resumo
O trabalho analisa as postagens de vídeos no YouTube relacionados a ocupação do Complexo do Alemão na cidade do Rio de Janeiro em 2010. O objetivo deste artigo é identificar as principais características da apropriação que usuários fizeram do YouTube tomando como estudo este evento de grande visibilidade pública. O método utilizado consistiu em cruzamentos de informações dispostas nos vídeos e perfis dos usuários balanceando análises quantitativas e qualitativas. Os resultados demonstraram que há predominância de conteúdo jornalístico replicado pelos perfis online, coincidindo com padrões de audiência de emissoras de TV fora da internet. Visualização e interatividade se apresentam como variáveis relacionadas. Detectou-se também uma significativa concentração de postagens por um grupo pequeno de usuários em relação ao total dos vídeos veiculados.Downloads
Publicado
14-05-2015
Como Citar
SILVA, S. P. da; MUNDIM, P. S. Mediações no YouTube e o caso "˜Ocupação do Complexo do Alemão’: características e dinâmica de uso. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 1, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i1.2213. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2213. Acesso em: 30 out. 2024.
Edição
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Artigos
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