Construção da realidade, Comunicação e vida cotidiana - Uma aproximação com a obra de Thomas Luckmann

Autores

  • Marta Rizo García

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i2.2279

Palavras-chave:

Thomas Luckmann. Interação. Comunicação. Vida diária. Conhecimento.

Resumo

O artigo oferece uma síntese do pensamento de Thomas Luckmann com relação à Comunicação e a interação na vida diária. É um texto argumentativo, baseado em uma metodologia da revisão teórica, que identifica e explica alguns dos elementos fundamentais do trabalho de Luckmann. Os objetivos do trabalho são contextualizar as fundamentações teóricas do autor; explorar os conceitos apresentados na obra Construção social da realidade, como a interação, a intersubjetividade, o universo simbólico, entre outras; e explicar uma teoria menos conhecida do autor, a teoria dos gêneros comunicativos, que permite compreender a visão pragmática de Luckmann em torno da Comunicação na vida diária. Luckmann põe no centro de sua proposta o sujeito, e o entende como um indivíduo na ligação e na interação com seus semelhantes; destas situações da interação, os assuntos constroem a sociedade e, simultaneamente, são construídos por ela. A teoria dos gêneros comunicativos pode ser comparada a uma sociologia da Comunicação na vida diária.

Biografia do Autor

Marta Rizo García

Universidad Autónoma de la Ciudad de México, Colegio de Humanidades y Ciencias Sociales, Posgrado de Estudios sobre la Ciudad. México D.F., México

Publicado

26-10-2015

Como Citar

GARCÍA, M. R. Construção da realidade, Comunicação e vida cotidiana - Uma aproximação com a obra de Thomas Luckmann. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 2, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i2.2279. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2279. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos