O testemunho na TV: "˜Profissão Repórter' e a encenação da encenação

Autores

  • Leandro Rodrigues Lage Curso de Comunicação, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade da Amazônia. Belém - PA, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i2.2285

Palavras-chave:

Testemunho midiático. Televisão. Profissão Repórter. Encenação. Jornalismo.

Resumo

O texto discute a encenação televisiva do testemunho a partir do Profissão Repórter, programa exibido pela TV Globo. À luz da segunda edição do programa sobre o fechamento do aterro sanitário Jardim Gramacho, na cidade de Duque de Caxias (RJ), em 2012, busca-se examinar o lugar testemunhal ocupado por repórteres e sujeitos inscritos nessa narrativa. Para tanto, parte-se das proposições relativas a estudos voltados ao chamado media witnessing, especialmente aquelas interessadas nas mediações textuais do testemunho. Em seguida, discute-se o caráter de encenação do regime televisivo de visibilidade, destacando estratégias e ritualidades do objeto em tela. Por fim, analisa-se o caráter encenado do testemunho na televisão, o qual se mostra, ao final, fortemente regido pela lógica de inserção em cena daquele que é filmado por aquele que filma do que pela abertura da instância televisiva à mise en scène dos sujeitos.

Biografia do Autor

Leandro Rodrigues Lage, Curso de Comunicação, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade da Amazônia. Belém - PA, Brasil)

Curso de Comunicação, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade da Amazônia. Belém – PA, Brasil)

Publicado

26-10-2015

Como Citar

LAGE, L. R. O testemunho na TV: "˜Profissão Repórter’ e a encenação da encenação. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 2, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i2.2285. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2285. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos