Nelson Werneck Sodré e a história da imprensa no Brasil

Autores

  • Ana Paula Goulart Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura. Rio de Janeiro - RJ, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i2.2291

Palavras-chave:

História. Imprensa. Mídia. Teoria. Metodologia.

Resumo

A História da Imprensa no Brasil, de Nelson Werneck Sodré, foi publicado pela primeira vez em 1966, há quase 50 anos. Trata-se de um trabalho de fôlego, que traz informações detalhadas e preciosas sobre a imprensa brasileira de 1808 até os anos 1960. Apesar de outros livros sobre o assunto terem sido escritos antes e depois, a obra de Sodré ainda hoje é o principal texto de síntese utilizado pelos estudiosos no país. O objetivo deste texto é pensar sobre os estudos de história da Comunicação no Brasil, estabelecendo uma discussão crítica com a obra fundadora de Werneck Sodré, seu significado e sua importância, assim como propor a necessidade de novas elaborações sobre o tema.

Biografia do Autor

Ana Paula Goulart Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura. Rio de Janeiro - RJ, Brasil)

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura. Rio de Janeiro – RJ, Brasil)

Publicado

26-10-2015

Como Citar

RIBEIRO, A. P. G. Nelson Werneck Sodré e a história da imprensa no Brasil. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 2, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i2.2291. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2291. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Arena