Fragmentos da memória de um professor de Jornalismo: perplexidades evidentes no tardio itinerário do anistiado político

Autores

  • José Marques de Melo Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Cátedra Unesco / Metodista de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. São Bernardo do Campo - SP, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i2.2292

Palavras-chave:

Memória. Ditadura. Jornalismo. Magistério. Campo comunicacional.

Resumo

Professor de Jornalismo na Universidade de São Paulo, José Marques de Melo foi acusado de praticar magistério “subversivo”, durante a ditadura militar. Uma aula ministrada em 1968, sobre a técnica do lead, constituiu a peça chave do inquérito que invocou o Decreto-Lei 477, resultando em uma “cassação branca”, muito embora tivesse sido inocentado por ato publicado no Diário Oficial, em 1972, fato que o motivou a requerer a anistia política a que tinha direito. Tramitando durante um quarto de século, o processo culminou com sentença favorável, em julho de 2015, motivando atitudes de perplexidade. Este texto, um misto de ensaio memorialístico e depoimentos – respaldados em pesquisa bibliográfica –, apresenta questões contextuais sobre o episódio, dando destaque, ainda, a manifestações feitas no Brasil e no exterior, a esse respeito, as quais associam os fatos a questões mais amplas relacionadas ao meio acadêmico e ao próprio campo comunicacional.

Biografia do Autor

José Marques de Melo, Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Cátedra Unesco / Metodista de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. São Bernardo do Campo - SP, Brasil)

Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Cátedra  Unesco / Metodista de Comunicação para o  Desenvolvimento Regional. São Bernardo do Campo – SP, Brasil)

Publicado

26-10-2015

Como Citar

MELO, J. M. de. Fragmentos da memória de um professor de Jornalismo: perplexidades evidentes no tardio itinerário do anistiado político. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 2, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i2.2292. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2292. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Memória