Monitoramento de redes sociais digitais como estratégia organizacional

Autores

  • Elisangela Carlosso Machado Mortari Universidade Federal de Santa Maria
  • Suzana Fernandes dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i1.2357

Palavras-chave:

Imagem. Crise. Monitoramento. Organização. Redes

Resumo

Este artigo, cujo tema está relacionado às crises de imagem organizacional e às redes sociais digitais, se articula metodologicamente por meio de pesquisa exploratória que busca compreender a atuação estratégica do profissional de Relações Públicas na antecipação de possíveis crises de imagem organizacional por meio do monitoramento de redes sociais digitais e da interação mútua com os usuários. Assim, após a retomada bibliográfica acerca dos conceitos que balizam o estudo, somados à apropriação das redes sociais digitais pelas organizações contemporâneas, conclui-se que crises de imagem podem ser evitadas por meio do processo de monitoramento e da identificação de sinais que apontam para a iminência da crise. Neste entorno, o estudo apresenta um passo a passo com a aplicação do monitoramento de redes sociais digitais, o qual pode ser adaptado a todos os tipos de organização, auxiliando na identificação de sinais de alerta que precedem as crises.

Biografia do Autor

Elisangela Carlosso Machado Mortari, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas. Santa Maria-RS, Brasil

Suzana Fernandes dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Letras – Espanhol. Santa Maria-RS, Brasil

Publicado

07-04-2016

Como Citar

MORTARI, E. C. M.; SANTOS, S. F. dos. Monitoramento de redes sociais digitais como estratégia organizacional. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 1, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i1.2357. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2357. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos