Entre o acelerador e o freio: o motorista no discurso publicitário

Autores

  • Ana Marusia Pinheiro Lima Meneguin Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i1.2358

Palavras-chave:

Publicidade. Propaganda Social. Trânsito. Análise do Discurso. Imaginário.

Resumo

Este artigo objetiva identificar elementos recorrentes do discurso da Publicidade na composição do imaginário sobre o trânsito, destacando o motorista de automóvel como destinatário preferencial, tanto de campanhas mercadológicas quanto da Propaganda social. Com o suporte teórico e metodológico da Análise do Discurso Francesa, traça-se um comparativo entre diversas peças publicitárias veiculadas a partir de 1990. Os efeitos de sentido são evidenciados a ponto de se questionar a escolha da abordagem e da própria Propaganda como ferramenta de mudança comportamental num país onde o automóvel, mais que um objeto de desejo do indivíduo, é um objeto de desejo do Estado. Ao final, vislumbram-se algumas perspectivas sobre a segurança no trânsito.

Biografia do Autor

Ana Marusia Pinheiro Lima Meneguin, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Doutorado em Ciência Política. Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, Programa de Pós-Graduação. Brasília – DF, Brasil)

Publicado

07-04-2016

Como Citar

MENEGUIN, A. M. P. L. Entre o acelerador e o freio: o motorista no discurso publicitário. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 1, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i1.2358. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2358. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos