<b>A Carta ao Leitor de Veja: um estudo histórico sobre editoriais</b>
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v32i1.239Palavras-chave:
Revista Veja. Imprensa e hegemonia. Imprensa e poder. EditoriaisResumo
Esse artigo traz um estudo, a partir da perspectiva histórica, sobre os editoriais da revista Veja relativos ao período de 1989 a 2002. Busca apreender o sentido da seção para a publicação, defendendo que a mesma constitui um espaço privilegiado para a criação discursiva do "sujeito-Veja". Essa é uma forma de apagar os interesses concretos da revista em sua ação enquanto aparelho privado de hegemonia. Nos editoriais percebemos como a revista busca se construir como intérprete da história atual, ocultando seu papel enquanto parte interessada nessa mesma história.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.