<b>Vídeo digital: identidades e representações das culturas populares</b>

Autores

  • Maria Salett Tauk Santos
  • Patrícia Munick de Albuquerque Fragoso
  • Patrícia Munick de Albuquerque Fragoso

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v32i1.243

Palavras-chave:

Comunicação Popular. Identidades. Representações. Cultura Popular. Inclusão Digital. Tecnologias da Informação

Resumo

A questão da inclusão digital envolve os processos de hibridação dos códigos da cultura massiva com os códigos das culturas populares. Nesse sentido, buscou-se compreender como jovens de contexto popular representam sua identidade a partir das apropriações do vídeo digital. Sendo o vídeo o pano de fundo para as construções identitárias, concentramo-nos na análise técnico iconográfica combinada com o método da análise iconológica. Como resultado, encontramos identidades fragmentadas, contraditórias e voláteis a exemplo dos códigos da cultura massiva hegemônica. O estudo também demonstrou a importância do papel social do vídeo e oferece pistas de como essas culturas vem se apropriando da tecnologia para serem produtoras do que vai ser consumido no massivo.

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Publicado

28-03-2009

Como Citar

SANTOS, M. S. T.; FRAGOSO, P. M. de A.; FRAGOSO, P. M. de A. <b>Vídeo digital: identidades e representações das culturas populares</b>. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 32, n. 1, p. Pág. 169, 2009. DOI: 10.1590/rbcc.v32i1.243. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/243. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos