Primórdios da imprensa literária no Rio Grande do Sul - A história do jornal O Guayba

Autores

  • Aline Strelow

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i2.2432

Palavras-chave:

História do Jornalismo. Imprensa literária. História do Jornalismo no Rio Grande do Sul. Jornalismo e Literatura.

Resumo

A Literatura tomou conta da imprensa no Rio Grande do Sul na segunda metade do século 19. Ao todo, circularam no Estado cerca de 70 publicações nesta linha. A primeira delas foi o jornal O Guayba, lançado em 1856 e objeto de estudo do presente trabalho. A análise teve como fundamentação teórica a História Cultural. A abordagem metodológica da pesquisa baseou-se no modelo proposto por Robert Darnton para o estudo dos impressos, ou seja, abordou o circuito comunicacional que envolve o objeto – suas materialidades, atores envolvidos e relação com a sociedade. O Guayba foi um jornal pioneiro, no qual tiveram lugar as ideias dos principais representantes da primeira geração romântica local. Em suas páginas, muitos nomes importantes da história da imprensa no Rio Grande do Sul tiveram suas primeiras experiências profissionais. A inserção da leitura no cotidiano da cidade é um de seus legados.

Biografia do Autor

Aline Strelow

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de  Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Comunicação. Porto Alegre – RS, Brasil

Publicado

27-07-2016

Como Citar

STRELOW, A. Primórdios da imprensa literária no Rio Grande do Sul - A história do jornal O Guayba. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 2, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i2.2432. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2432. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos