O potencial da imagem televisiva na sociedade da cultura audiovisual
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i2.2435Palavras-chave:
Televisão. Audiovisual. Linguagens híbridas. Propaganda. Linguagem.Resumo
A cultura audiovisual vem cada vez mais ganhando espaço, e os avanços tecnológicos contribuem,vertiginosamente, para o seu desenvolvimento e sua abrangência. Assim, este estudo tem como temáticaa cultura audiovisual, e como objetivo de pesquisa, discutir a importância das imagens natelevisão. Para tanto, selecionamos um exemplo de propaganda televisiva observada no ano de 2006, que inspirou uma reflexão crítica sobre a importância das linguagens híbridas na televisão, ilustrandoa interferência dessas na produção do sentido na mensagem televisiva. Como referencial teórico e metodológico, utilizamos as concepções de imagem e linguagens híbridas de Lúcia Santaella. A partir da análise da propaganda ora proposta concluímos que sua constituição é mais icônica do que de verbal, mas que se insere numa concepção dialógica, constituindo-se, portanto, por meio de um processo criativo de produção de significados.Downloads
Publicado
27-07-2016
Como Citar
SABINO, J. L. M. F.; DAVID-SILVA, G.; PÁDUA, F. L. C. O potencial da imagem televisiva na sociedade da cultura audiovisual. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 2, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i2.2435. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2435. Acesso em: 19 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos