O potencial da imagem televisiva na sociedade da cultura audiovisual

Autores

  • Juliana L. M. F. Sabino
  • Giani David-Silva
  • Flávio L. Cardeal Pádua

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i2.2435

Palavras-chave:

Televisão. Audiovisual. Linguagens híbridas. Propaganda. Linguagem.

Resumo

A cultura audiovisual vem cada vez mais ganhando espaço, e os avanços tecnológicos contribuem,vertiginosamente, para o seu desenvolvimento e sua abrangência. Assim, este estudo tem como temáticaa cultura audiovisual, e como objetivo de pesquisa, discutir a importância das imagens natelevisão. Para tanto, selecionamos um exemplo de propaganda televisiva observada no ano de 2006, que inspirou uma reflexão crítica sobre a importância das linguagens híbridas na televisão, ilustrandoa interferência dessas na produção do sentido na mensagem televisiva. Como referencial teórico e metodológico, utilizamos as concepções de imagem e linguagens híbridas de Lúcia Santaella. A partir da análise da propaganda ora proposta concluímos que sua constituição é mais icônica do que de verbal, mas que se insere numa concepção dialógica, constituindo-se, portanto, por meio de um processo criativo de produção de significados.

Biografia do Autor

Juliana L. M. F. Sabino

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Letras, Curso de Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa. Belo Horizonte – MG, Brasil

Giani David-Silva

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Departamento de Linguagem e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens e Curso de Letras. Belo Horizonte – MG, Brasil

Flávio L. Cardeal Pádua

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Departamento de Computação, Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional. Belo Horizonte – MG,
Brasil

Publicado

27-07-2016

Como Citar

SABINO, J. L. M. F.; DAVID-SILVA, G.; PÁDUA, F. L. C. O potencial da imagem televisiva na sociedade da cultura audiovisual. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 2, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i2.2435. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2435. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos