Aplicações da teoria lacaniana dos discursos na área de Comunicação

Autores

  • Julio Cesar Lemes de Castro

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i2.2437

Palavras-chave:

Discursos. Lacan. Comunicação. Mídia. Epistemologia.

Resumo

Este artigo aborda a aplicação da teoria dos discursos de Lacan à área de Comunicação. Com base em pesquisa bibliográfica, que inclui textos do autor ilustrativos da aplicação proposta, o objetivo é examinar modos de uso dessa ferramenta e a utilização da mesma como instrumento de articulação interdisciplinar. Demonstra-se que a teoria dos discursos serve como fator de aproximação e diferenciação, pivô de raciocínio abdutivo, roteiro de evolução histórica, critério de sistematização e método subjacente, e que a interface entre Comunicação e Psicanálise propiciada pela aplicação dessa teoria envolve a noção de Psicanálise em extensão e operações de importação, exportação e contextualização conceituais. Daí se conclui que tal aplicação é útil para pesquisas não apenas em Comunicação, mas, até mesmo, em Psicanálise, além de contribuir para a compreensão do contexto social mais amplo.

Biografia do Autor

Julio Cesar Lemes de Castro

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura. Rio de Janeiro – RJ, Brasil

Publicado

27-07-2016

Como Citar

CASTRO, J. C. L. de. Aplicações da teoria lacaniana dos discursos na área de Comunicação. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 2, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i2.2437. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2437. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos