Conhecimento de si mesmo e comunicação cidadã: do conformismo à ação nos protestos de junho de 2013

Autores

  • Eduardo Ritter

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i2.2438

Palavras-chave:

Jornalismo Televisivo. Comunicação Cidadã. Cibercultura. Movimentos Sociais. Protestos.

Resumo

O conhecimento de si, o dizer a verdade e a fala franca, princípios da cidadania da Grécia Antiga, relatados por Foucault, também são princípios do Jornalismo. No entanto, a partir da análise da cobertura dos canais de televisão sobre os protestos de junho de 2013, o que se viu foi um antagonismo entre o discurso midiático e os anseios populares, transmitidos nas ruas e nas diversas formas de Comunicação cidadã, que incluem o universo online. Assim, o presente artigo explora, com base em análise do discurso, esses antagonismos, tendo como objetivo examinar os comentários de José Luis Datena, Arnaldo Jabor e Rachel Sheherazade. Tal pesquisa revela que enquanto a esfera pública mudou, a cobertura da TV aberta segue os padrões consagrados no telejornalismo do século 20.

Biografia do Autor

Eduardo Ritter

Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Comunicação Social, Curso de Jornalismo. Frederico Westphalen – RS, Brasil

Publicado

27-07-2016

Como Citar

RITTER, E. Conhecimento de si mesmo e comunicação cidadã: do conformismo à ação nos protestos de junho de 2013. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 2, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i2.2438. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2438. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos