<b>O discurso na Comunicação Organizacional: uma abordagem semiolingüística na inter-relação linguagem e trabalho</b>

Autores

  • Ernani César de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v32i1.244

Palavras-chave:

Comunicação organizacional. Semioling¼ística. Discurso. Linguagem. Trabalho

Resumo

Este estudo aborda a construção do sentido no discurso presente em um texto specífico do informativo diário de comunicação interna, online, de uma instituição bancária. Fundamentado na perspectiva semiolingüística de Patrick Charaudeau (1992; 1995; 2001), o objetivo é de descrever e analisar: (1) a situação de comunicação na qual se encontram os participantes da relação contratual; (2) as estratégias de mise en scène, de ordem enunciativa, utilizadas pelo sujeito enunciador na modalização do discurso e na construção dos papéis enunciativos; (3) as estratégias de mise en scène, de ordem enunciatória e semântica utilizadas pelo sujeito enunciador para a realização da finalidade do ato de comunicação. Constatou-se que o texto analisado apresenta alto grau de complexidade, considerando sua organização sintática, semântica e discursiva.

Downloads

Publicado

28-03-2009

Como Citar

FREITAS, E. C. de. <b>O discurso na Comunicação Organizacional: uma abordagem semiolingüística na inter-relação linguagem e trabalho</b>. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 32, n. 1, p. Pág. 189, 2009. DOI: 10.1590/rbcc.v32i1.244. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/244. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos