O discurso de veículos jornalísticos e a repercussão da audiência no Twitter sobre os protestos de 15 de março de 2015 no Brasil

Autores

  • Raquel Recuero
  • Maria Clara Aquino Bittencourt
  • Gabriela Zago

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i3.2561

Palavras-chave:

Twitter, Jornalismo, Audiência Redes sociais, Protestos

Resumo

O trabalho tem por objetivo discutir como os veículos jornalísticos descreveram os protestos de 15 de março de 2015 no Twitter e como essas descrições repercutiram em suas audiências na mesma ferramenta. Para tanto, parte de um conjunto de dados composto por tweets e  retweets de Carta Capital, UOL Notícias, Estadão, G1 e Folha de S.Paulo. O discurso dos veículos foi observado a partir do emprego de uma análise de conteúdo focada em contingência, ao passo que a repercussão foi observada por meio da identificação das mensagens mais replicadas. Os resultados apontam  para pequenas diferenças na agenda entre o que os meios postam e o que o público confere destaque por meio de retweets. Percebe-se que o protesto ter sido ou não contra o governo Dilma pode não ter sido o que mais interessou as audiências naquele momento. Informações pontuais sobre os atos nas ruas receberam mais destaque por meio dos retweets do que outras que apenas anunciavam os  protestos.

Biografia do Autor

Raquel Recuero

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Universidade Católica de Pelotas, Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Porto Alegre, Pelotas - RS, Brasil

Maria Clara Aquino Bittencourt

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Escola da Indústria Criativa, Programa de Pós-Graduação
em Ciências da Comunicação. São Leopoldo - RS, Brasil

Gabriela Zago

Universidade Católica de Pelotas, Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas, Grupo de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais. Pelotas - RS, Brasil

Publicado

12-12-2016

Como Citar

RECUERO, R.; BITTENCOURT, M. C. A.; ZAGO, G. O discurso de veículos jornalísticos e a repercussão da audiência no Twitter sobre os protestos de 15 de março de 2015 no Brasil. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 3, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i3.2561. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2561. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos