Um retrato da pesquisa em mídia pública no Brasil

Autores

  • Guilherme Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i3.2562

Palavras-chave:

Mídia pública, Brasil, TV Cultura, TV Brasil, Comunicação

Resumo

Apresentamos um levantamento das iniciativas recentes desenvolvidas institucionalmente no Brasil a respeito da mídia pública. A hipótese é que o crescimento quantitativo das pesquisas, que contribuem para a construção da mídia pública como objeto de estudo, sobretudo, no campo da Comunicação, é decorrente do aprofundamento das políticas públicas na área. A pesquisa baseia-se principalmente nos trabalhos apresentados na etapa nacional do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
(INTERCOM), entre os anos de 2001 e 2015. A partir do levantamento dos títulos de trabalhos apresentados, verificamos tendências na pesquisa, que apontam para o crescimento da temática na área relacionada, principalmente, a aspectos políticos e econômicos. O avanço da pesquisa no meio está relacionado principalmente a dois casos referenciais nos estudos, a TV Brasil, criada em 2007, e a TV Cultura, emissora pública do Governo de São Paulo, criada há mais de 30 anos, indicando a relevância conjuntural para o interesse da pesquisa em mídia pública no Brasil.

Biografia do Autor

Guilherme Carvalho

Centro Universitário Internacional - Uninter, Escola Superior de Gestão e Negócios, Curso de Jornalismo. Curitiba - PR, Brasil

Publicado

12-12-2016

Como Citar

CARVALHO, G. Um retrato da pesquisa em mídia pública no Brasil. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 3, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i3.2562. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2562. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos