El nuevo cine de espectáculo como estrategia comercial. Un análisis de las tendencias del consumo de cine en salas
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i3.2564Palavras-chave:
Cinema. Espectadores, Salas de cinema, Digitalização, ConsumoResumo
A Argentina acaba de completar dez anos da introdução de duas políticas que regulam a exposição cinematográfica e que procuram proteger o cinema nacional: a cota de tela e a média da continuidade (medida que mantém a exibição do filme em função do índice de audiência e resultado de bilheteria). No presente trabalho, propomos uma análise da evolução do consumo de cinema nas salas, à luz do novo regulamento e do número de alterações que ocorreram no período. A análise é baseada emdados quantitativos e qualitativos a partir de fontes diversas para reconstruir tendências de consumo nos cinemas, escolha dos espectadores e motivações. De acordo com estes dados, a produção cinematográfica é dividida em dois tipos: os filmes "para ver no cinema" e os filmes "para ver em casa". A bilheteria das salas de cinema responde principalmente ao bom desempenho de filmes infantis, sequências, filmes 3D e de alto impacto visual. O cinema argentino é consumido na televisão ou por DVD, sobretudo em casa, com exceção de um número limitado de filmes e um setor especial do público que escolhe assistir nas salas de cinema para apoiar explicitamente o cinema nacional.
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Publicado
12-12-2016
Como Citar
MOGUILLANSKY, M. El nuevo cine de espectáculo como estrategia comercial. Un análisis de las tendencias del consumo de cine en salas. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 3, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i3.2564. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2564. Acesso em: 26 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos