Narrativas webjornalísticas como elemento de inovação: casos de Al Jazeera, Folha de S.Paulo, The Guardian, The New York Times e The Washington Post

Autores

  • Raquel Ritter Longhi
  • Ana Marta M. Flores Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Jornalismo, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. Florianópolis - SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v40i1.2635

Palavras-chave:

Inovação, Jornalismo de inovação, Narrativas webjornalísticas, Conteúdos expressivos, Media labs

Resumo

O artigo faz uma reflexão sobre a inovação no webjornalismo, com enfoque especial nos conteúdos expressivos e narrativas. Sob esta perspectiva, verifica-se que características como o texto longform, o uso renovador do áudio e conteúdos imersivos, como representações gráficas ou imagéticas em terceira dimensão e, mais recentemente, em realidade virtual (VR), têm se destacado nesse tipo de produto noticioso pelo menos, desde 2012. O trabalho apresenta, ainda, um breve estado da arte de produtos selecionados e media labs existentes em algumas organizações jornalísticas de referência. Com isso, discute-se o conceito de inovação à luz de autores dedicados ao tema, em uma revisão bibliográfica, complementada por descrições de iniciativas como media labs em algumas redações online, e análise de exemplos de narrativas que consideramos inovadoras no webjornalismo.

Publicado

25-05-2017

Como Citar

LONGHI, R. R.; FLORES, A. M. M. Narrativas webjornalísticas como elemento de inovação: casos de Al Jazeera, Folha de S.Paulo, The Guardian, The New York Times e The Washington Post. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 40, n. 1, 2017. DOI: 10.1590/rbcc.v40i1.2635. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2635. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos