<b>Gênero educativo no rádio: parâmetros para a elaboração de programas voltados à educação</b>

Autores

  • Roseane Andrelo
  • Maria Teresa Kerbauy

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v32i2.264

Palavras-chave:

Rádio. Rádio educativa. Gênero educativo. Análise do discurso midiático. Mídia-educação.

Resumo

Este trabalho busca compreender o papel do rádio na educação. O objetivo é discutir as especificidades do gênero educativo, de forma que essa discussão forneça parâmetros para a produção radiofônica com finalidade educativa. Para isso, apoia-se em uma abordagem multidisciplinar, afinal tem um objeto de estudo que coloca em relação os campos da Educação e Comunicação. Foram utilizados preceitos da análise de discurso; sobretudo da análise do discurso midiático; de dialogismo; linguagem oral; utilização pedagógica do audiovisual e da produção radiofônica. Além da fundamentação teórica, a metodologia incluiu a análise de emissões veiculadas em emissoras educativas. Uma das conclusões extraídas é que o rádio tem potencial educativo e capacidade de atender as novas exigências educacionais, desde que alie pressupostos pedagógicos a conceitos de produção radiofônica, principalmente no que diz respeito à linguagem.

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Publicado

01-09-2009

Como Citar

ANDRELO, R.; KERBAUY, M. T. <b>Gênero educativo no rádio: parâmetros para a elaboração de programas voltados à educação</b>. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 32, n. 2, p. Pág. 147, 2009. DOI: 10.1590/rbcc.v32i2.264. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/264. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos