A cartografia de um campo: singularidades e possibilidades nas relações entre religião e consumo nos trabalhos desenvolvidos na Comunicação

Autores

  • Karla Regina Macena P. Patriota Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Recife - PE, Brasil
  • Carolina Cavalcanti Falcão Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Recife - PE, Brasil
  • Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte, Curso de Relações Públicas. Maceió - AL, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v40i1.2641

Palavras-chave:

Pesquisas em Comunicação, Religião, Consumo, Cartografia, Produção acadêmica

Resumo

Este trabalho apresenta uma síntese cartográfica com considerações iniciais sobre quatro zonas (metáfora emprestada da cartografia da malha viária) da produção acadêmica que agrupam, no período dos últimos dez anos, artigos, dissertações e teses desenvolvidos dentro das temáticas religião e consumo na Comunicação. A proposta do texto é refletir sobre os vínculos epistemológicos e os níveis de articulação entre diferentes correntes teóricas, que por vezes se distanciam, por vezes se aproximam. Trata-se, de início, de um estudo exploratório cuja proposta central é resumir, em um mapa, as abordagens- chave dessas pesquisas em nossa área, apontando as particularidades desses estudos e o que distingue a Comunicação quando se trata de pesquisas que articulam essas temáticas.

Publicado

25-05-2017

Como Citar

PATRIOTA, K. R. M. P.; FALCÃO, C. C.; RODRIGUES, E. G. B. A cartografia de um campo: singularidades e possibilidades nas relações entre religião e consumo nos trabalhos desenvolvidos na Comunicação. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 40, n. 1, 2017. DOI: 10.1590/rbcc.v40i1.2641. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2641. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos