Comunicação, migrações e gênero: famílias transnacionais, ativismos e usos de TICs

Autores

  • Denise Cogo Escola Superior de Propaganda e Marketing, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo. São Paulo - SP, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v40i1.2643

Palavras-chave:

Comunicação, Migrações, Consumo, Gênero, Tecnologias

Resumo

A partir de uma breve contextualização dos estudos em torno das interfaces entre migrações transnacionais e gênero, assim como do lugar da comunicação nesses estudos, propomos situar e discutir dois eixos das pesquisas que focalizam gênero, migrações, consumo e usos de Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs). Um primeiro eixo faz referência às experiências de gênero relacionadas ao consumo e usos de tecnologias nos processos de constituição e interação das chamadas famílias transnacionais; um segundo eixo alude à apropriação das tecnologias em ações e projetos de mobilização e ativismos em que se articulam gênero e migrações. As reflexões propostas estão baseadas em levantamento bibliográfico e revisão de resultados de pesquisas já realizadas sobre o tema, especialmente aquelas orientadas ao estudo das migrações latino-americanas.

Publicado

25-05-2017

Como Citar

COGO, D. Comunicação, migrações e gênero: famílias transnacionais, ativismos e usos de TICs. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 40, n. 1, 2017. DOI: 10.1590/rbcc.v40i1.2643. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2643. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos