<b>Estratégias de Comunicação nos programas de combate à pobreza rural no Nordeste</b>

Autores

  • Austriclínio Bezerra de Andrade Neto
  • Angelo Brás Fernandes Callou

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v32i2.265

Palavras-chave:

Estratégias de Comunicação. Mobilização Social. Pobreza Rural. Desenvolvimento Local. Extensão Rural.

Resumo

A temática do desenvolvimento local tem ocupado um espaço relevante na agenda pública brasileira, inspirando a formulação de diversos programas governamentais, que visam promover o desenvolvimento socioeconômico de localidades pobres. A implantação desses programas, todavia, representa um desafio, visto que o desenvolvimento local requer a mobilização e a participação social, o que sugere a relevância de um pensar estratégico da Comunicação Social. Oriundo de um estudo de caso, este artigo apresenta as estratégias de comunicação utilizadas pelo Projeto de Combate à Pobreza Rural II (PCPR II), do governo de Pernambuco. A investigação concluiu que processos de mobilização social necessitam de um planejamento comunicacional que contemple a utilização de diversas estratégias, de modo a estimular o envolvimento e a participação das populações locais.

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Publicado

01-09-2009

Como Citar

NETO, A. B. de A.; CALLOU, A. B. F. <b>Estratégias de Comunicação nos programas de combate à pobreza rural no Nordeste</b>. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 32, n. 2, p. Pág. 165, 2009. DOI: 10.1590/rbcc.v32i2.265. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/265. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos