<b>O mundo dos jornalistas: aspectos teóricos e metodológicos</b>
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v32i2.268Palavras-chave:
Jornalismo. Mundo social. Interacionismo simbólico. Transformação. identidade e práticas.Resumo
Este artigo se propõe a debater, por meio de uma revisão de bibliografia, a pertinência do conceito sociológico de mundo social aplicado aos estudos sobre Jornalismo. Fundamentado na tradição do interacionismo simbólico, esse conceito é geralmente utilizado para analisar fenômenos cujo reconhecimento social existe, sem a necessidade de estarem situados apenas em um espaço institucionalizado. Nesse caso, entende-se que a compreensão sobre o Jornalismo não pode se limitar às práticas da redação, mas se estende por diferentes esferas sociais. Para funcionar, o Jornalismo depende de uma rede de cooperadores que inclui as fontes, o público, os articulistas, cronistas, os assessores de imprensa, os anunciantes, os gráficos, os produtores de papel e tinta, etc. O conceito permite escapar a uma visão essencialista sobre Jornalismo, situando-o como uma realidade social construída a partir das interações simbólicas entre diferentes atores. Trata-se também de uma teoria sociológica de médio alcance, cuja aplicação permite abordar as dinâmicas de funcionamento e transformação do espaço jornalístico, além de questões relativas à identidade e práticas sócio-discursivas.Downloads
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