O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática

Autores

  • Ana Taís Martins Portanova Barros PPGCOM/UFRGS

Palavras-chave:

Comunicação, Imaginário, Instagram, Sagrado, Dessacralização

Resumo

A partir dos postulados dos Estudos do Imaginário referentes à permanência dos mitos na contemporaneidade e da inerência do sagrado à situação humana, investigamos as formas de expressão que esse sagrado pode tomar na cultura midiática. Escolhemos, como material de estudo, fotografias publicadas no Instagram marcadas com a hashtag "sagrado". Utilizamos a leitura simbólica seguida de uma leitura dos elementos contextuais de cada publicação para inferir as possíveis associações que os usuários fazem com a noção de sagrado, contrastando-as com possíveis hierofanias. Concluímos que as fotografias examinadas podem indicar processos simultâneos de sacralizações, ressacralizações e dessacralizações.

Biografia do Autor

Ana Taís Martins Portanova Barros, PPGCOM/UFRGS

Pós-doutora em Filosofia da Imagem pela Université de Lyon 3, Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.

Publicado

15-04-2019

Como Citar

BARROS, A. T. M. P. O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2712. Acesso em: 20 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos