A presença indígena na telenovela brasileira: poder, interdição e visibilidade

Autores

Palavras-chave:

Telenovelas, Televisão Brasileira, Ditadura Militar, Discurso, Possibilidades históricas

Resumo

Neste artigo, analisamos o aparecimento de personagens indígenas nas telenovelas brasileiras e os discursos que colocam em circulação sobre as identidades indígenas. Com o objetivo de investigar quais dessas produções trouxeram personagens indígenas, realizamos um levantamento nas 665 telenovelas exibidas no período de 1963 a 2016, nas principais emissoras de televisão do Brasil, e em apenas 28 dessas ficções televisivas encontramos personagens indígenas. Tomamos como principal referência teórica a formulação de condições de possibilidades históricas dos discursos e chegamos a dois grandes acontecimentos imbricados com a produção de telenovelas e a presença indígena: a demarcação, em 1978, do Parque do Xingu e a comemoração dos 500 anos de colonização do Brasil. Observamos que os principais personagens indígenas dessas tramas são heterogêneos e estão associados a diferentes posições políticas.

Biografia do Autor

Ivânia Neves, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Linguística, na área de Análise do Discurso pela Unicamp (2009). Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2004). Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pará (1992). 

Vívian Carvalho, Universidade Federal do Pará

Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade da Amazônia (Unama).

Publicado

15-04-2019

Como Citar

NEVES, I.; CARVALHO, V. A presença indígena na telenovela brasileira: poder, interdição e visibilidade. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2739. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos