Quando o Jornalismo e as fontes disputam o controle da visibilidade pública: a cobertura do jornal O Povo sobre a fanpage de Cid Gomes

Autores

Palavras-chave:

Jornalismo Político, Redes Sociais, O Povo, Cid Gomes, Análise de Conteúdo

Resumo

Com o intuito de investigar em que medida agentes do campo jornalístico e do campo político disputam o controle da esfera de visibilidade pública, o artigo examina a cobertura do jornal O Povo sobre a fanpage do ex-governador do Ceará (2007-2014), Cid Gomes. Por meio de Análise de Conteúdo, a seção empírica investiga 67 textos jornalísticos que trataram das postagens do então mandatário, verificando-se (i) o grau de relevância dos posts na construção das pautas e (ii) o tipo de conteúdo da fanpage que o periódico costuma repercutir. Conclui-se que O Povo ignorou a maioria das publicações nas quais Cid procurou construir uma imagem positiva de si. Além disso, a publicação relaciona a fanpage à informalidade e à polêmica, buscando manter o poder de agendamento do Jornalismo.

Biografia do Autor

Francisco Paulo Jamil Marques, Universidade Federal do Paraná

Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Integrante do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Coordenador do Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE/UFPR). Email: marquesjamil@gmail.com. Site: www.ponte.ufpr.br

Hébely Rebouças, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (2016). É jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da mesma Universidade, com vínculo de servidora técnico-administrativa, atuando em Fortaleza (Ceará), Brasil.

Publicado

15-04-2019

Como Citar

MARQUES, F. P. J.; REBOUÇAS, H. Quando o Jornalismo e as fontes disputam o controle da visibilidade pública: a cobertura do jornal O Povo sobre a fanpage de Cid Gomes. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2792. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos