Jornalismo online e eleições em 2014: uma análise a partir da iniciativa Candibook, do jornal paranaense Gazeta do Povo

Autores

  • Isabele Batista Mitozo Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Curitiba - PR, Brasil
  • Sérgio Soares Braga Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Curitiba - PR, Brasil
  • Fabrícia Almeida Vieira Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Curitiba - PR, Brasil

Palavras-chave:

Jornalismo. Eleições proporcionais. Candibook. Democracia monitorada. Controle social das elites.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o Candibook como ferramenta de monitoramento da democracia em momento eleitoral e identificar, a partir dos dados disponíveis nessa plataforma, o perfil dos candidatos a Deputado Estadual e Federal, pelo Paraná, em 2014. Parte-se das seguintes hipóteses: 1) o Candibook é uma experiência inovadora que se constitui como uma prática de monitoramento da democracia representativa; 2) a partir dele, pode-se traçar o perfil socioideológico dos candidatos, identificando preferências políticas e propostas. Como metodologia, utiliza-se estatística descritiva aplicada à base de dados construída a partir das informações disponibilizadas no site do Candibook, baseando-se no universo dos respondentes aos questionários aplicados pelo jornal. Dentre os resultados, vê-se que 1) o Candibook é uma importante contribuição do jornalismo para a qualidade da democracia e dos processos eleitorais; 2) os espectros (direita, centro, esquerda) não se diferenciam pelas temáticas mais defendidas por candidatos e candidatas.

Publicado

21-12-2017

Como Citar

MITOZO, I. B.; BRAGA, S. S.; VIEIRA, F. A. Jornalismo online e eleições em 2014: uma análise a partir da iniciativa Candibook, do jornal paranaense Gazeta do Povo. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 40, n. 3, 2017. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2806. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos