Modos de endereçamento em programas de rádio: o Jornal da Itatiaia
Palavras-chave:
Modo de endereçamento, Radiojornalismo, Interpretação de produtos radiofônicos, Jornal da Itatiaia, Jornalismo e sociedadeResumo
O artigo discute o potencial do conceito de modo de endereçamento para analisar a maneira como programas de raÌdio se relacionam com a sua audieÌ‚ncia por meio da construção de um estilo proÌprio. Analisou-se duas semanas (edições de 18 a 23 de julho de 2016 e de 10 a 15 de abril de 2017) do jornal da raÌdio Itatiaia, de Minas Gerais, a partir de algumas das principais dimensões de anaÌlise do modo como o programa se endereça ao puÌblico. Constatou-se que o papel da apresentadora, a organização de temas, a distribuição de pro ssionais na cobertura jornaliÌstica e a publicidade são componentes fundamentais nas estrateÌgias de endereçamento do Jornal da Itatiaia.
Â
Downloads
Publicado
17-01-2019
Como Citar
SILVA, T.; BARROSO, L. M. Modos de endereçamento em programas de rádio: o Jornal da Itatiaia. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2816. Acesso em: 23 abr. 2024.
Edição
Seção
Arena