Modos de endereçamento em programas de rádio: o Jornal da Itatiaia

Autores

  • Terezinha Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lívia Moreira Barroso Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Palavras-chave:

Modo de endereçamento, Radiojornalismo, Interpretação de produtos radiofônicos, Jornal da Itatiaia, Jornalismo e sociedade

Resumo

O artigo discute o potencial do conceito de modo de endereçamento para analisar a maneira como programas de raÌdio se relacionam com a sua audieÌ‚ncia por meio da construção de um estilo proÌprio. Analisou-se duas semanas (edições de 18 a 23 de julho de 2016 e de 10 a 15 de abril de 2017) do jornal da raÌdio Itatiaia, de Minas Gerais, a partir de algumas das principais dimensões de anaÌlise do modo como o programa se endereça ao puÌblico. Constatou-se que o papel da apresentadora, a organização de temas, a distribuição de pro ssionais na cobertura jornaliÌstica e a publicidade são componentes fundamentais nas estrateÌgias de endereçamento do Jornal da Itatiaia.

 

Biografia do Autor

Terezinha Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora  do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina - graduação e pós-graduação. Graduada em Comunicação/Jornalismo pela UFSC, mestre em Educação também pela UFSC, e doutora em Comunicação pela Université Paris Ouest Nanterre e UFMG (cotutela). Pós-doutorado pelo PPGCOM/UFMG. É uma das líderes do TRANSVERSO - Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica, e pesquisadora associada ao GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade), do PPGCOM/UFMG.

Publicado

17-01-2019

Como Citar

SILVA, T.; BARROSO, L. M. Modos de endereçamento em programas de rádio: o Jornal da Itatiaia. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2816. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Arena