A instrumentalização do discurso do medo: pastores midiáticos e o período pré-eleitoral de 2014

Autores

Palavras-chave:

Midiatização da religião, Cultura do medo, Neopentecostais, Eleições de 2014, Pensamento conservador

Resumo

Em tempos de pluralidade de ideias e valores morais, determinadas lideranças religiosas buscam se reafirmar como fontes da verdadeira moral e combater certos tipos de pensamento que possam desestabilizar seu modus operandi. Diante disso, os períodos pré-eleitorais, por muitas vezes, se tornam um momento propício para o engajamento religioso no debate político, com a intenção de influenciar a decisão de voto do fiel. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar as formas de engajamento político, por parte de dois pastores midiáticos - Silas Malafaia e Marco Feliciano - na mídia tradicional e nas redes sociais digitais. Apresentaremos os seus posicionamentos diante de pautas progressistas que, a partir da redemocratização, começam a ser vinculadas à esquerda, ao Partido dos Trabalhadores, e as suas propostas políticas, fundamentadas em princípios messiânicos e salvacionistas. Nossa hipótese é que o discurso do medo é empregado por esses pastores neopentecostais como forma de manutenção de uma determinada ordem, ditada pela religião na qual se filiam.

 

Biografia do Autor

Leandro Ortunes, PUC-SP

Doutorando e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP. Pesquisador no NEAM (Núcleo de Arte Mídia e Politica da PUC-SP)

Silvana Gobbi Martinho, PUC-SP

Doutoranda e Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP. Pesquisador do NEAMP/PUC (Grupo de Estudos em Arte, Mídia e Política). Bolsista CAPES.

Tathiana Senne Chicarino, PUC-SP/ FESPSP

Doutoranda no Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP e Mestre pela mesma instituição. Atua como pesquisadora no NEAMP (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política), no Grupo de Pesquisa "Comunicação e Sociedade do Espetáculo" da Casper Líbero e como professora na Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP-SP). Bolsista FAPESP

Publicado

19-08-2019

Como Citar

ORTUNES, L.; MARTINHO, S. G.; CHICARINO, T. S. A instrumentalização do discurso do medo: pastores midiáticos e o período pré-eleitoral de 2014. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2847. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos