A Festa de Sant Jordi no jornal La Vanguardia

Autores

Palavras-chave:

Imprensa, Festa de São Jorge, La Vanguardia, Livro

Resumo

O objetivo deste artigo eÌ fazer uma anaÌlise da cobertura da imprensa espanhola da Festa de Sant Jordi, santo padroeiro da Catalunha, que eÌ realizada todos os anos no dia 23 de abril em Barcelona. Para isso foi escolhida a edição de 23 de abril de 2017 do jornal espanhol La Vanguardia como estudo de caso, perioÌdico catalão fundado em 1881. EÌ um tabloÌide, com cerca de 50 paÌginas, com duas edições diaÌrias, em catalão e em castelhano, com tiragem meÌdia de 220 mil exemplares. No estudo da edição foi possiÌvel perceber a dimensão da festa popular, seja pelo nuÌmero de paÌginas - mais de 100 - como pelo fato de ela ser o tema central do jornal. O que buscamos com essa re exão teoÌrica eÌ entender o signi cado da Festa de Sant Jordi a partir de sua representação midiaÌtica. Ao analisarmos as paÌginas do perioÌdico a partir de autores que estudam a imprensa escrita, concluiÌmos que existe um consenso na construção da festa como um marco cultural catalão.

 

Biografia do Autor

Isabel Travancas, Escola de Comunicação - UFRJ

Porfessora associada do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ. Jornalista, mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ, doutorado em Literatura Comparada pela UERJ.

Autora dos livros: O mundo dos jornalistas (1993), O livro no jornal (2001) e Juventude e televisão (2007).

 

Marta Scherer, Universidade Federal de Santa Catarina


Doutora e mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, é jornalista formada também pela federal catarinense Tem experiência de dez anos em docência no ensino superior. Foi chefe da assessoria de comunicação do Ministério Público Federal em Santa Catarina de 2013 a 2017, atuando como professora orientadora da Escola Superior do Ministério Público da União (ESPMU) e tutora da Divisão de Educação a Distância do Ministério Público Federal. Pesquisa sobre Literatura e Jornalismo, com ênfase em História do Texto e Crônica. Em suas atividades profissionais destacam-se as área de docência, assessoria de imprensa e jornalismo impresso.

Publicado

17-01-2019

Como Citar

TRAVANCAS, I.; SCHERER, M. A Festa de Sant Jordi no jornal La Vanguardia. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2928. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos