Hoje é dia de festa: a construção e expressão das identidades sociais e culturais do imigrante nas celebrações das origens

Autores

Palavras-chave:

Identidades migratórias, Trocas, ressignificação e ressimbolização cultural. Organizações de imigrantes, Festas e celebrações, TICs

Resumo

Este artigo trata de um aspecto peculiar da organização dos grupos de imigrantes - os repertoÌrios culturais - e sua relação com o substrato comunicacional inerente ao atual processo de globalização, marcado por intensa mobilidade humana e avanço das TICs. Considera as mediações culturais e trocas simboÌlicas midiatizadas ou não na construção de espaços subjetivos e identidades e explora processos de ressigni cação e ressimbolização a partir de conceitos de transnacionalismo, etnicidade, comunidade diaspoÌrica e interculturalismo. Entre as teÌcnicas de pesquisa aplicadas, de abordagem qualitativa, estão entrevistas semi-abertas, anaÌlise do discurso e de conteuÌdo, observação sistemaÌtica e pesquisa bibliograÌ ca. Os principais resultados apontam que, ao recorrerem a seus repertoÌrios culturais, os sujeitos imigrantes se tornam mais conscientes das forças sociais e interesses que as moldam, bem como seu papel nos processos de mudança social.

Biografia do Autor

Camila Escudero, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período de doutorado sanduíche na University of Illinos at Chicago.

Publicado

17-01-2019

Como Citar

ESCUDERO, C. Hoje é dia de festa: a construção e expressão das identidades sociais e culturais do imigrante nas celebrações das origens. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2962. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos