Caracterizando práticas de assistência de vídeo entre jovens a partir de Fluxos Interacionais

Autores

  • Fernanda Chocron Miranda Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven) Universidade Federal do Pará (UFPA) http://orcid.org/0000-0002-1774-6402
  • David Geerts Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven)

Palavras-chave:

Consumo de vídeo, Fluxos interacionais, Estudo de diários, Jovens, Bélgica

Resumo

Esse texto apresenta os resultados de um estudo de diário (baseado em um conjunto de cartões) conduzido por duas semanas, seguido de entrevistas semiestruturadas com dez participantes do gênero feminino que vivem em uma cidade universitária de médio porte localizada na Bélgica. Os achados revelam a diversidade de práticas de assistência de vídeo que prevalecem na era da convergência midiática e como estas são resultado de combinações pluri-dimensionais que essas jovens constroem baseadas em diferentes gêneros e tipos de conteúdo, provedores e telas usados em diferentes espaços e temporalidades. Como resultados apresentamos quatro tipos de fluxos interacionais, cada um centrado em um elemento fixo: conteúdo favorito, determinado provedor, horário ou local específico. Esses fluxos ilustram como novas práticas de assistência de vídeo coexistem com hábitos tradicionais e que estes são resultados de uma reformulação de comportamentos já descritos em estudos anteriores.

Biografia do Autor

Fernanda Chocron Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven) Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em regime de cotutela com o Programa de Doutorado da Faculdade de Ciências Sociais da Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven), na Bélgica. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Comunicação Social pela UFPA. É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão da UFPA e do Núcleo de Pesquisa Cultura e Recepção Midiática da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Atualmente realiza estágio de doutorado sanduíche no Meaningful Interactions Lab (Mintlab) da Faculdade de Ciências Sociais da KU Leuven, a partir de bolsa do projeto "Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais", financiado pelo Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI) da CAPES.

David Geerts, Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven)

Research Manager of the Meaningful Interactions Lab (mintlab) of KU Leuven and imec at the faculty of Social Sciences. He has a master in Communication Sciences at KU Leuven, a Master in Culture and Communication at KU Brussel, and a PhD in Social Sciences at KU Leuven.

Publicado

10-12-2018

Como Citar

MIRANDA, F. C.; GEERTS, D. Caracterizando práticas de assisteÌ‚ncia de vídeo entre jovens a partir de Fluxos Interacionais. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3060. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos