"Minhas próprias notícias": jornalismo e o público jovem brasileiro e português em contexto digital

Autores

Palavras-chave:

Infância, Adolescência, Recepção, Notícias, Internet

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar o consumo de notícias generalistas por adolescentes e crianças mais velhas brasileiras e portuguesas, com acesso a tecnologias digitais, em perspectiva comparada. A partir de entrevistas e grupos focais, identificamos que o termo "notícia" é entendido às vezes como algo que vai além da esfera do jornalismo (mas que está sempre ligado a algo que é novo, interessante e verdadeiro para as crianças) e que a imprensa tradicional por vezes é rechaçada ou negligenciada. A partir disso, defendemos que os produtos jornalísticos sejam mais transparentes no processo de construção do discurso noticioso, pois isso pode ajudar os leitores mais jovens a compreenderem melhor os elementos basilares (e, consequentemente, o papel social) do jornalismo, principalmente no ambiente digital.

Biografia do Autor

Juliana Doretto, MidiAto-USP

Professora Doutora no Programa de Mestrado Profissional em Jornalismo do Fiam-Faam Centro Universitário. Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutora na mesma área pela Universidade Nova de Lisboa.

Publicado

15-04-2019

Como Citar

DORETTO, J. "Minhas próprias notícias": jornalismo e o público jovem brasileiro e português em contexto digital. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3104. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos