Em busca de um método: entre a estética e a história de imagens domésticas do período da ditadura militar brasileira

Autores

Palavras-chave:

Imagens de arquivo, Método de análise, Ditadura militar, Cinema Brasileiro, Filme doméstico

Resumo

O artigo propõe apresentar o processo de construção de um método de análise de imagens de arquivo retomadas pelo cinema contemporâneo. Nosso intuito é apresentar o desenvolvimento desse campo de pesquisa, o modo como analisamos os arquivos nos seus caminhos da tomada à retomada, o cruzamento dos documentos, os desafios encontrados, a particularidade da situação arquivística brasileira. Para demonstrar o método em ação analisamos imagens domésticas dos tempos da ditadura militar brasileira retomadas em Que bom te ver viva (Lúcia Murat, 1989).

Biografia do Autor

Thais Continentino Blank, Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas CPDOC/FGV. Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais CPDOC/FGV.

Professora Adjunta da Escola de Ciências Sociais da FGV e do Programa da Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais CPDOC/FGV. É coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC. Em 2015, defendeu a tese de doutorado Da tomada à retomada: origem e migração do cinema doméstico brasileiro (1920 -1965) obtendo o título de Doutor pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2012 coordena o grupo de trabalho Outros Filmes; no âmbito do congresso internacional da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento de Portugal. Co-organizadora do livro Arquivos em Movimento (2017), publicado pela Editora FGV em inglês e português. Em 2016, co-organizou um dossiê especial para a revista portuguesa Aniki, dedicado aos filmes órfãos e efêmeros. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais

Patricia Furtado Mendes Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio

Doutora em Comunicação Social pela ECO-UFRJ, realizou Doutorado-Sanduíche na Universidade Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (2014/2015), com bolsa CNPQ. É professora do curso de Comunicação Social - Cinema da PUC/Rio. Participa, desde 2009, de grupos de pesquisa financiados pelo CNPQ que tratam das questões do arquivo, da montagem, da tomada, da retomada, da história e da memória, em especial da ditadura militar. Organizou seminários, publicou artigos, capítulos de livros e dedica-se à pesquisa desses temas, com participações em congressos, colóquios, seminários nacionais e internacionais. Co-organizadora do livro Arquivos em Movimento (ed.FGV, 2017). Membro do Comitê Científico do Colóquio Internacional de Cinema e História (USP).

Publicado

07-09-2020

Como Citar

BLANK, T. C.; MENDES MACHADO, P. F. Em busca de um método: entre a estética e a história de imagens domésticas do período da ditadura militar brasileira. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3156. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos