Histórias de vida como método: estudo da narrativa biográfica do jornalista Lira Neto

Autores

Palavras-chave:

Jornalismo Literário, Métodos em jornalismo, História de vida, Narrativas Biográficas, Lira Neto.

Resumo

Este artigo propõe o uso do método da história de vida, muito usado nas Ciências Sociais, como uma forma de apuração, compreensão dos fatos e fio condutor na redação no campo da pesquisa em Comunicação e, sobretudo, Jornalismo. Como objeto, emprega a vida e obra do jornalista cearense João de Lira Cavalcante Neto. Mais conhecido como Lira Neto, o profissional atualmente é considerado um dos mais bem sucedidos biógrafos brasileiros. Além da revisão de literatura, empregou-se a técnica da entrevista em profundidade para levantamento de dados. No plano epistemológico, a experimentação textual deste artigo parte da premissa que é possível unir à fluência narrativa estudada em Jornalismo Literário a densidade da reflexão teórica sobre o método biográfico, sugerindo que um texto acadêmico pode ser ao mesmo tempo consistente e envolvente.

Biografia do Autor

Monica Martinez, Universidade de Sorocaba, Sorocaba-SP, Brasil

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pós-doutorado em Narrativas Digitais pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (PPGCC/Uniso) e atual presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores (SBPJor) e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Teorias do Jornalismo da Intercom. E-mail: monica.martinez@prof.uniso.br.

Aline Albuquerque, Universidade de Sorocaba, Sorocaba-SP, Brasil

Graduanda em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (Uniso), aluna da Iniciação Científica em Jornalismo Literário na modalidade Probic, alinealbuquerque23@hotmail.com.

Publicado

04-12-2020

Como Citar

MARTINEZ, M.; ALBUQUERQUE, A. Histórias de vida como método: estudo da narrativa biográfica do jornalista Lira Neto. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3181. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos