Modelo referencial para a avaliação da Acessibilidade Comunicacional em políticas de comunicação interna de hospitais universitários

Autores

  • Francisco Ricardo Duarte Universidade Federal do Vale do São Francisco.
  • Allan Richards de Melo Nunes Morais Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Acessibilidade Comunicacional. Comunicação Interna. Avaliação de políticas de comunicação. Hospitais Universitários. Gestão Pública.

Resumo

Os hospitais públicos necessitam de uma gestão pautada na garantia de acesso equânime aos serviços assistenciais e educacionais. Para tanto, "a comunicação se coloca como uma estratégia importante na construção de um novo paradigma de relacionamento com seus públicos" (NASSAR, 2006a, p. 2). Em Hospitais Universitários, a Política de Comunicação Interna deve assimilar os princípios da Acessibilidade Comunicacional a fim de subsidiar aspectos assistenciais e acadêmicos. Sendo assim, o presente estudo propõe e aplica o "Modelo referencial para avaliação da Acessibilidade Comunicacional em Políticas de Comunicação Interna de Hospitais Universitários" enquanto instrumento avaliativo para elaboração e diagnóstico de políticas endocomunicacionais inclusivas. Demonstrando a validade do instrumento proposto, foi analisado documento intitulado "Diretrizes de Comunicação Institucional e Normativa Interna da Unidade de Comunicação Social do HU-Univasf", o qual recebeu parecer negativo. Sendo assim, relata-se a Pesquisa Qualitativa, Descritiva, Documental, baseada nas etapas de Revisão de Literatura, Pesquisa Documental e Triangulação de Dados.

Biografia do Autor

Francisco Ricardo Duarte, Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina - UEL e em Filosofia, pela Faculdade Católica de Anápolis (GO). Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar e também especialista no Ensino de Filosofia. É mestre em Administração (Gestão de Negócios) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL - (2002). Doutor em Difusão do Conhecimento - pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2012). É Professor Adjunto IV da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Administração e Educação, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da tecnologia e da inovação, educação, responsabilidade social, filosofia e ética profissional, tecnologia de informação, educação a distância, território e gestão do conhecimento e gestão pública. Desde 2012 vem atuando como Secretário de Educação a Distância da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), onde tem implementado inúmeros cursos de graduação e pós-graduação. Atuou como coordenador do Bacharelado em Administração Pública, nessa mesma universidade, de 2013 a 2017, quando o curso foi reconhecido com NOTA 5. Atualmente é Coordenador Adjunto do Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP/UNIVASF.

Allan Richards de Melo Nunes Morais, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado em Comunicação Social-Jornalismo em Multimeios; Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Univerisdade Federal do Vale do São Francisco-Univasf; Mestre em Administração Pública pela Univasf. Co-autor do livro Diferentes Olhares Sobre a Ética na Administração Pública no Brasil (Univasf, 2018).

Publicado

04-09-2021

Como Citar

DUARTE, F. R.; DE MELO NUNES MORAIS, A. R. Modelo referencial para a avaliação da Acessibilidade Comunicacional em políticas de comunicação interna de hospitais universitários. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3250. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos