Autofotografia e relato de si: materialidades digitais e audiência algorítmica na prática de selfie

Autores

Palavras-chave:

Selfie, Relato de si, Materialidades digitais, Audiência Algorítmica

Resumo

Busca-se neste artigo, através de uma perspectiva atenta às experiências, investigar as relações material-discursivas desenvolvidas através da prática de selfie. Para essa análise, tomamos como ponto de partida imagens publicadas no Facebook realizadas em uma praça localizada na cidade de Salvador, conjuntamente com os metadados de leitura automática associados a ela - considerados aqui como uma audiência algorítmica. Argumenta-se que a prática de selfie configura-se enquanto uma experiência de produção de relatos de si vinculada obrigatoriamente a um outro múltiplo - direcionando-se a uma audiência de emaranhados de sujeitos e algoritmos. Dessa forma, sugere-se compreendê-lo enquanto um aparato (BARAD, 2007) de práticas material-discursivas de produção de relato de si que se forma na interação entre diferentes materialidades digitais e experiências relacionais.

Biografia do Autor

Leonardo Pastor, Universidade Federal da Bahia

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia.Â É pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Corpos, Sensibilidades e Ambientes (ECSAS/UFBA). Foi pesquisador visitante da Facultad de Ciencias Políticas y Sociología, na Universidad Complutense de Madrid, e atuou durante dez anos como pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab404/UFBA).

Publicado

04-12-2020

Como Citar

PASTOR, L. Autofotografia e relato de si: materialidades digitais e audiência algorítmica na prática de selfie. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3405. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos