Autofotografia e relato de si: materialidades digitais e audiência algorítmica na prática de selfie
Palavras-chave:
Selfie, Relato de si, Materialidades digitais, Audiência AlgorítmicaResumo
Busca-se neste artigo, através de uma perspectiva atenta às experiências, investigar as relações material-discursivas desenvolvidas através da prática de selfie. Para essa análise, tomamos como ponto de partida imagens publicadas no Facebook realizadas em uma praça localizada na cidade de Salvador, conjuntamente com os metadados de leitura automática associados a ela - considerados aqui como uma audiência algorítmica. Argumenta-se que a prática de selfie configura-se enquanto uma experiência de produção de relatos de si vinculada obrigatoriamente a um outro múltiplo - direcionando-se a uma audiência de emaranhados de sujeitos e algoritmos. Dessa forma, sugere-se compreendê-lo enquanto um aparato (BARAD, 2007) de práticas material-discursivas de produção de relato de si que se forma na interação entre diferentes materialidades digitais e experiências relacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.