Especial Globo 50 anos: da rememoração à historicidade mediada

Autores

Palavras-chave:

Audiovisual, Memória, Rememoração, Historicidade Mediada, Rede Globo.

Resumo

Em 2015, na ocasião de seu cinquentenário, a "Rede Globo" desenvolveu programas que visavam rememorar sua trajetória institucional. Um desses programas foi intitulado de "Especial Globo 50 anos" e fez um retrospecto dos principais setores da emissora. O artigo que se segue propõe, dessa forma, analisar o programa a fim de perceber como a narrativa memorialística reafirmou o lugar de importância da emissora e ressaltou um legado perante seus receptores. Com o propósito de atender a esses objetivos utilizou-se metodologicamente da "análise da materialidade audiovisual" e do termo "historicidade mediada" proposto por Thompson. Os resultados alcançados demonstraram que o aniversário da instituição foi fundamental para o constructo de um processo de rememoração que se materializou por meio de uma gama de programas.  Estes, em especial o programa analisado, definiram um lugar na História, enquanto mérito, ocupado e ressignificado pela emissora.

Biografia do Autor

Juliana Vieira Borges, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Minas Gerais; Departamento de Administração.

Departamento de Administração

Publicado

19-03-2021

Como Citar

BORGES, J. V.; VIANA, H. J. A.; MUSSE, C. F.; REZENDE, D. C. de. Especial Globo 50 anos: da rememoração à historicidade mediada. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3417. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos