Os memes em pauta: uma análise discursiva das apropriações midiáticas do humor

Autores

  • Tássia Aguiar de Souza UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO - UMESP
  • Mateus Yuri Ribeiro da Silva Passos

Palavras-chave:

Discurso, Gênero Discursivo, Meme, Política

Resumo

Estudo sobre a penetração dos memes políticos de discussão pública na mídia hegemônica a partir da repercussão dos memes sobre a prisão do ex-presidente Lula nos websites El País (edição brasileira) e Estadão. A pesquisa tem por objetivo analisar a presença destes na agenda midiática e suas apropriações discursivas no contexto de crise política no Brasil. Para tal, tomamos como referencial teórico o conceito de semiosfera, de Iuri Lótman; a proposta do Homo Narrans desenvolvida por Alain Rabatel; e, ainda, as funções políticas dos memes de internet propostas por Limor Shifman. A metodologia empregada constitui-se de uma análise discursiva dos memes selecionados pelos veículos indicados acima. Resulta, desta pesquisa, a reflexão sobre o uso dos memes de internet não apenas como mero entretenimento, mas como instrumentos de ativismo político e discurso informativo.

Palavras-chave: Discurso. Memes. Mídia Hegemônica. Política.

Biografia do Autor

Tássia Aguiar de Souza, UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO - UMESP

Jornalista pela Universidade Federal do Maranhão, especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

Mateus Yuri Ribeiro da Silva Passos

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), na linha de pesquisa "Comunicação Midiática, Processos e Práticas Socioculturais". Líder do grupo de pesquisa Da Compreensão Como Método, junto a Dimas A. Künsch. Editor executivo da revista Comunicação & Sociedade. Desenvolve pesquisas nas áreas de narrativas em Comunicação e Literatura, com ênfase em jornalismo literário, literatura de não-ficção, histórias em quadrinhos e narrativas gráficas, ficção audiovisual, literatura brasileira e estrangeira contemporânea, ópera, produções operísticas, Regietheater, comunicação pública da ciência (especialmente jornalismo científico). É sócio da International Association for Literary Journalism Studies (IALJS), da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), onde integra a Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (RENAMI), e da Gesellschaft der Freunde von Bayreuth. Foi pesquisador pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero com bolsa CAPES (2016-2018). Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual da Campinas (Unicamp) com bolsa CNPq (2011-2015). Realizou estágio sanduíche na Ludwig-Maximilians-Universität München com bolsa CAPES (2013-2014). Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos, com bolsa FAPESP (2008-2009). Bacharel em Estudos Literários pela Unicamp e em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-Campinas (2005), especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp e em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Educação e Jornalismo Literário (ABJL). Foi professor nos cursos de Comunicação Social na Universidade Estadual Paulista - UNESP (2010-2011) e nas Faculdades Integradas de Jaú (2010). Foi bolsista DTI-1E do CNPq no projeto Toque da Ciência, da Unesp (2006-7) e ITI-A do CNPq do projeto "Difusão de ciências biomoleculares utilizando tecnologias de divulgação eletrônica da ciência à distância", USP (2005-6).

Publicado

19-03-2021

Como Citar

DE SOUZA, T. A.; PASSOS, M. Y. R. da S. Os memes em pauta: uma análise discursiva das apropriações midiáticas do humor. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3447. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos