Abrindo a caixa preta: Análise exploratória da rede bolsonarista no WhatsApp

Autores

  • Victor Piaia Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) http://orcid.org/0000-0002-1012-3157
  • Marcelo Alves Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF)

Palavras-chave:

Comunicação política, Eleições, WhatsApp, Redes Sociais, Jair Bolsonaro

Resumo

A vitória de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018 foi marcada por diversas novidades do ponto de vista da comunicação política. Com pouco tempo de televisão, sua campanha se caracterizou pela forte atuação nas redes sociais, especialmente no WhatsApp. Neste artigo, buscamos entender as dinâmicas comunicativas e as estratégias eleitorais que foram utilizadas pela campanha no aplicativo. Foram analisadas 194.710 mensagens de 21 grupos de apoio a Bolsonaro entre 05 de setembro e 11 de novembro. A análise nos mostrou que i) um pequeno grupo de participantes concentrou a maior parte das postagens; ii) entre os links mais compartilhados, constam outras redes sociais, como o Youtube e o Facebook; iii) houve ações centralizadas de campanha para neutralizar danos à imagem de Bolsonaro, bem como coordenar votos para sua base parlamentar. Os resultados mostram as potencialidades do uso do WhatsApp, mas também ressaltam que o aplicativo deve ser entendido dentro de uma rede comunicativa em diálogo com outras plataformas.

Biografia do Autor

Victor Piaia, Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)

Doutorando em Sociologia pelo IESP-UERJ

Marcelo Alves, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF

Publicado

04-12-2020

Como Citar

PIAIA, V.; ALVES, M. Abrindo a caixa preta: Análise exploratória da rede bolsonarista no WhatsApp. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3461. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos