Novas formas de visibilidade: representações de gênero e raça no audiovisual em Goiás

Autores

Palavras-chave:

Cineastas negros, Audiovisual goiano, Visibilidade, Representação, Gênero e raça.

Resumo

Embora no cinema brasileiro ainda predomine um ponto de vista branco e masculino, da produção de curtas-metragens em contextos regionais tem surgido diferentes vozes e perspectivas. Exemplo disso é a atuação de três jovens cineastas negros em Goiás: Vanessa Goveia, Tothi Cardoso e Raphael Gustavo da Silva e seus respectivos curtas (Viúva Negra, A Câmera de João e A Piscina de Caíque), a partir dos quais investigamos a intersecção de gênero e raça no audiovisual goiano. Com base no contexto de produção e na metodologia de análise fílmica, identificamos novas formas de visibilidade negra nas telas e atrás das câmeras.

Biografia do Autor

Ceiça Ferreira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora e pesquisadora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de comunicação e cultura, cinema, raça e gênero. Email: ceicaferreira.ueg@gmail.com

Clarissa Carvalho, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Email: clarissacrvlh@gmail.com

 

Publicado

19-03-2021

Como Citar

FERREIRA, C.; CARVALHO, C. Novas formas de visibilidade: representações de gênero e raça no audiovisual em Goiás. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3470. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos