Por um mapa das dissidências: os estudos de gênero nas teses e dissertações em comunicação do Brasil (1972-2015)

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa em comunicação. Estudos de gênero. Teses e Dissertações

Resumo

O artigo tem por objetivo realizar um mapeamento das interfaces entre os estudos de gênero e as investigações de mestrado e doutorado em comunicação do Brasil defendidas no período de 1972 a 2015. Ao todo, no período analisado, foram produzidas 13.265 investigações de mestrado e doutorado em comunicação. Desse número total, 316 pesquisas realizam interface com os estudos de gênero. Essas investigações foram vislumbradas por meio de suas problematizações e eixos teóricos principais entre eles, os estudos feministas, os estudos LGBT e/ou queer e os estudos das masculinidades Na análise foi possível notar que a incorporação dos estudos de gênero ainda é incipiente no campo exigindo o deslocamento e dedicação desses mestres e doutores, fato que indica a necessidade de investir em novas problematizações.

Biografia do Autor

Tainan Pauli Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação, pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, também pela UFSM. Professor substituto do Departamento de Ciências da Comunicação - DECOM da Universidade Federal de Santa Maria / Campus Frederico Westphalen. Possui experiência na área de Comunicação, com interesse em Teorias e epistemologia da comunicação e Metodologias qualitativas. Interessado também nas seguintes temáticas: Estudos de gênero; Teoria Queer; Mídia, gênero e sexualidade; Mídia e consumo cultural.

Publicado

04-12-2020

Como Citar

TOMAZETTI, T. P. Por um mapa das dissidências: os estudos de gênero nas teses e dissertações em comunicação do Brasil (1972-2015). Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3472. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos