Tessituras discursivas e midiáticas da atividade empreendedora no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Cultura empreendedora, comunicação e consumo, empreendedorismo social, análise de discurso, inspiração.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as relações discursivas entre o empreendedorismo e o empreendedorismo social, no Brasil contemporâneo. Observando as plataformas digitais brasileiras que compõem o objeto da pesquisa, identificamos a emergência de projetos e discursos que remetem à utopia da "sociedade empreendedora", de acordo com Peter Drucker. Nesse contexto, os papéis sociais (DAHRENDORF, 2012) de empreendedores e de empreendedores sociais se aproximam, pois ambos são identificados com a noção do bem comum. A partir da perspectiva da análise crítica do discurso de Fairclough (2001), estudamos as intersecções e sobreposições entre os dois agentes, entre corporações e iniciativas que visam o lucro e o chamado non-profit sector.

Biografia do Autor

Vander Casaqui, Universidade Metodista de São Paulo

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com Pós-Doutoramento pela Universidade Nova de Lisboa.

Publicado

04-12-2020

Como Citar

CASAQUI, V. Tessituras discursivas e midiáticas da atividade empreendedora no Brasil. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3475. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos