Tessituras discursivas e midiáticas da atividade empreendedora no Brasil
Palavras-chave:
Cultura empreendedora, comunicação e consumo, empreendedorismo social, análise de discurso, inspiração.Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir as relações discursivas entre o empreendedorismo e o empreendedorismo social, no Brasil contemporâneo. Observando as plataformas digitais brasileiras que compõem o objeto da pesquisa, identificamos a emergência de projetos e discursos que remetem à utopia da "sociedade empreendedora", de acordo com Peter Drucker. Nesse contexto, os papéis sociais (DAHRENDORF, 2012) de empreendedores e de empreendedores sociais se aproximam, pois ambos são identificados com a noção do bem comum. A partir da perspectiva da análise crítica do discurso de Fairclough (2001), estudamos as intersecções e sobreposições entre os dois agentes, entre corporações e iniciativas que visam o lucro e o chamado non-profit sector.
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Publicado
04-12-2020
Como Citar
CASAQUI, V. Tessituras discursivas e midiáticas da atividade empreendedora no Brasil. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3475. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos