Competência midiática em crianças de 9 a 12 anos em cenários brasileiros

Autores

  • Márcia Barbosa da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Gabriela Borges Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mônica Fantin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Alzira Almeida Pimenta Universidade de Sorocaba
  • Ignácio Aguaded Universidad de Huelva

Palavras-chave:

Competência Midiática. Literacia midiática. Alfamed. Mídia-educação. Comunicação e Educação.

Resumo

Realizada pela Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigación en Competencias Mediáticas para La Ciudadanía (ALFAMED) a pesquisa "Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos", na sessão Brasil, teve como objetivo conhecer os níveis de competências midiáticas, justificado pela necessidade de pesquisadores, formadores e decisores políticos atuarem para o desenvolvimento de competências midiáticas de crianças de 9 a 12 anos. Os dados foram coletados, entre 2014 a 2019, em estudo de campo por meio de questionários. Os resultados obtidos indicam que as competências midiáticas, especialmente em sua dimensão valores, manifestadas pelos estudantes em suas respostas, foram pouco desenvolvidas, indicando a necessidade e a urgência de atenção de professores e especialistas.

Biografia do Autor

Márcia Barbosa da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação Pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com estágio na Universidade do Algarve (PT), Pós-doutoranda em Literacia Midiática pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa, atua no Curso de Pedagogia. Líder e coordenadora do LUME - Laboratório e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Mídia e Educação UEPG/CNPQ. Participa da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED)

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, Coordenadora brasileira da Rede Alfamed e do Observatório da Qualidade no Audiovisual e Líder do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática.

Mônica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina com Estágio no Exterior, na UCSC, Milão, Itália. Realizou Pós-Doutorado em Estética no Departamento de Filosofia da UniversitàCattolicadel Sacro Cuore, Milano. Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação, Linha de Pesquisa Educação e Comunicação. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, UFSC/CNPq. Desenvolve atividades em parceria com o Centro diRicercasullEducazioneai Media e allInformazione (CREMIT) e participa da RedInteruniversitariaEuroamericana de Investigacion (ALFAMED)

Maria Alzira Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Integrou o corpo docente do curso de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Atualmente, é professora do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. É associada a ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), ao International Study Associationon Teachers and Teaching (ISATT) e ao International Council for Education on Teaching (ICET). Pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED).

Ignácio Aguaded, Universidad de Huelva

Catedrático de Universidad de Educación y Comunicación na Universidad de Huelva. Preside o Grupo Comunicar, coletivo veterano na España em «MediaLiteracy». Diretor do Grupo de Investigación «Agora» dentro delPlan Andaluz de Investigación (HUM-648), Diretor do Máster Internacional de Comunicación y Educación (UNIA/UHU) e coordenador UHU do Programa Interuniversitario de Doctorado en Comunicación (US, UMA, UCA, UHU). Coordena a Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED)

Publicado

19-03-2021

Como Citar

BARBOSA DA SILVA, M.; BORGES, G.; FANTIN, M.; ALMEIDA PIMENTA, M. A.; AGUADED, I. Competência midiática em crianças de 9 a 12 anos em cenários brasileiros. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3487. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos