A imagem do Brasil na imprensa alemã antes da crise político-econômica

Autores

  • Regina Cazzamatta Universität Erfurt

Palavras-chave:

jornalismo, coberturas internacionais, fatores noticiosos, imagem do Brasil, NWICO

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a imagem do Brasil produzida pela imprensa alemã de 2000 a 2014 por meio de análise quantitativa de conteúdo, com base em uma amostra de 742 artigos. O estudo considera, primeiramente, os dois principais jornais alemães de circulação nacional - o Süddeutsche Zeitung (SZ) e o Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) -, além do alternativo tageszeitung (taz) de Berlim. Além disso, incluímos a revista política alemã mais relevante do país - a Der Spiegel. Os resultados indicam uma estrutura destoante dos padrões de cobertura internacional identificados há quase 40 anos pelo estudo global realizado pela UNESCO e batizado como Foreign News Study. Na cobertura sobre o Brasil, - pelo menos até o final do ano de 2014 - predominam temas econômicos, enquanto questões políticas têm pouca visibilidade. Em relação a outros países da América Latina, o Brasil possui a imagem mais equilibrada (ou seja, pequeno grau do fator negativismo) e uma quantidade considerável de artigos culturais. Estudos futuros devem analisar o impacto da virada política conservadora na imagem do país a longo prazo.

Biografia do Autor

Regina Cazzamatta, Universität Erfurt

Regina Cazzamatta[1]is a PhD candidate at the University of Erfurt, Germany, since 2014. She received her Master Degree in Media and Communication Studies from the University of Erfurt and had an international background of academic experience. In Sao Paulo, Brazil, she graduated in Communication Studies and had post-graduation in International Journalism from the Pontifical Catholic University of Sao Paolo. Author of the book - ‘Brasilien- Berichterstattung in der deutschen Presse' -, her research interests include compared media systems, news value approaches, international news coverage and media discourse. Her latest two articles were “The determinants of Latin America's news coverage in the German press†by The Journal of International Communication and “The role of the factor ‘negativity' in the international news coverage. A case study of Latin America in the German press in the first 15 years of the 21st century†to be published by Global Media and Communication.  At the present, the scholar investigates the image of Latin America in the German press with the financial support of the German-Brazilian research programme DAAD/CNPQ (290017/ 2014-9) - a partnership between The German Academic Exchange Service and The Brazilian National Council for Scientific and Technological Development. 


 

Publicado

04-12-2020

Como Citar

CAZZAMATTA, R. A imagem do Brasil na imprensa alemã antes da crise político-econômica. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3506. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos