A violência na "trilogia da frieza" de Michael Haneke

Autores

Palavras-chave:

Violência, Mídias, Cinema, Imagem, Haneke

Resumo

Por meio de uma abordagem teórica que recorre a diversos ramos do conhecimento, este trabalho busca entender a apresentação imagética da violência e de suas relações com as mídias na "trilogia da frieza" de Michael Haneke, composta pelos filmes O sétimo continente, O vídeo de Benny e 71 fragmentos de uma cronologia do acaso. O artigo defende que a forma com que o cineasta austríaco apresenta a violência, em especial nessas três obras, promove uma reflexão que emancipa o espectador em vez de inseri-lo acriticamente no universo retratado.

Biografia do Autor

Luiz Baez, Departamento de Comunicação/PUC-Rio

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Integra o corpo editorial da Revista ALCEU.

Gustavo Chataignier, Departamento de Comunicação/PUC-Rio

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutor em Filosofia pela Université Paris 8. Editor da Revista ALCEU. Pesquisador associado ao Departamento de Filosofia da Université Paris8, líder do Núcleo de Filosofia Francesa Contemporânea (NuFFC).

Publicado

04-12-2020

Como Citar

BAEZ, L.; CHATAIGNIER, G. A violência na "trilogia da frieza" de Michael Haneke. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3512. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos