Veracidade e narrativa: os critérios de verdade na entrevista de Bolsonaro ao Jornal Nacional

Autores

  • Paulo Basilio Santana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Julia Lery Miranda Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Fake news, Verdade, Checagem

Resumo

O trabalho propõe uma investigação acerca dos criteÌrios de verdade que sustentam a entrevista que Bolsonaro, quando candidato, deu ao Jornal Nacional no dia 28 de agosto de 2018, bem como da checagem simultânea feita pela Agência Lupa. A busca é por compreender quais os mecanismos que dão veracidade à fala do candidato e quais são reivindicados pela checagem. Para isso, trabalhamos com os conceitos de verdade (ARENDT, 1972), mentira (DERRIDA, 1996) e narrativa (FIGUEIREDO, 2016) (PIGLIA, 2001).

Biografia do Autor

Paulo Basilio Santana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestrando em Comunicação Social na área de concentração em Interações Midiatizadas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Integrante do GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da FAFICH/UFMG), participante também do Laboratório de Acontecimento Midiático deste grupo, o GrisLab, contribuindo com análises mensais de acontecimento nacionais e internacionais. Membro do Grupo de Estudo Mídia e Narrativa na PUC Minas. Escrevo artigos para as áreas de representatividade, espetacularização, celebridade, performance e política.

Julia Lery Miranda, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012) e mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015). Atualmente é professora substituta da Universidade Federal de Ouro Preto e doutoranda na Prontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos temas de telejornalismo, crítica televisiva e estudo de produtos híbridos de jornalismo e entretenimento.

Publicado

04-09-2021

Como Citar

SANTANA, P. B.; LERY MIRANDA, J. Veracidade e narrativa: os critérios de verdade na entrevista de Bolsonaro ao Jornal Nacional. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3525. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos